Fígado Humano é Criado em Laboratório a Partir de Células-Tronco


Fígado e Células-Tronco


fígado humano

Introdução

Em 2010, uma pesquisa publicada na Nature Medicine, revelava a primeira construção e transplantação de fígado feitas em laboratório. O experimento havia sido feita em camundongos e trazia grandes perspectivas para estudos que poderiam beneficiar milhares de pessoas.

A ideia da criação de um fígado a partir de outro fígado surgiu devido ao grande número de órgãos incompatíveis com os receptores. Muitos órgãos necessitam ser descartados todos os anos por não poderem ser transplantados.

A pesquisa feita, em 2010, liderada pelo dr. Basak Uygun, do Centro para Engenharia na Medicina do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), dava o primeiro passo para que esses fígados descartados pudessem servir de base para a produção de um novo fígado, que fosse compatível com o receptor. No futuro, com o avanço das pesquisas com células tronco, poderia ser possível inserir material do próprio receptor neste “molde” e recriar um órgão especificamente para ele.

fígado, rato, transplante, células-tronco
Em 2011, células-tronco reparadas foram usadas para tratar doença hepática em ratos.

Fígado Humano Funcional é Criado em Laboratório

Em artigo publicado na revista Nature (07/2013), pesquisadores da Universidade deYokohama, no Japão contam como conseguiram produzir um fígado humano funcional a partir das chamadas células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês).

Para isso, o grupo de pesquisadores direcionou a diferenciação de iPS, in vitro, e pôde produzir células hepáticas endodérmicas (encontradas no embrião e que dão origem ao tecido do fígado). Essas células hepáticas foram cultivadas com outros três tipos de células da veia umbilical humana (estromáticas, mesenquimais e endoteliais), e criou um "broto" de fígado, ainda rudimentar, que foi testado em um camundongo e obteve resultado satisfatório.

Embora o teste tenha sido feito em um camundongo, há grandes possibilidades de que funcione também em humanos, pois todos os tipos de células usados no experimento, provém de pacientes humanos e confirma funções especificamente humanas - explicou um dos pesquisadores.

A ideia é que em breve também seja possível criar outros órgãos endodérmicos, como o pâncreas, a partir do mesmo sistema.

Essa é a primeira vez que se consegue criar um órgão funcional a partir de células programadas. E a estimativa é de que em 7 a 10 anos seja possível fazer testes em humanos. A grande dificuldade é conseguir produzir grandes quantidades a um custo razoável.

Hoje, no Brasil, 1.240 pessoas estão na lista de espera para receber um fígado. São 683 apenas no estado de São Paulo.

fígado e células-tronco
Há uma semana, cientistas japoneses fizeram um teste inédito com células-tronco pluripotentes - que não são de embriões descartados, mas de células adultas, da pele dos próprios pacientes. Seis pessoas com degeneração macular, uma doença que leva a cegueira, foram escolhidas para o primeiro teste.

Curso online de Citogenética
______________________________________________________________________
Fontes: Ciência Hoje, Revista Nature
.

1 comentários:

Kaka Stelê disse...

Eu não sabia desse avanço com as células troncos,quantas vidas serão salvas no futuro! parabéns Matheus por esse blog super informativo!

Abraços
estrelafloresmelancia.blogspot.com

Postar um comentário