Sistemas Ecológicos

Sistemas Ecológicos


Na última postagem (Relações Ecológicas), falamos sobre os diferentes tipos de relações ecológicas e citamos exemplos de animais vivendo em cada  uma delas.
Sabemos que as relações ecológicas acontecem sempre dentro de um sistema ecológico, e por isso é importante falarmos um pouco sobre os sistemas.
Cursos Online na Área de Biologia

O que é Sistema Ecológico?

Os sistemas ecológicos são um grupo de itens biológicos interagindo regularmente ou interdependente, formando um todo unificado que funciona num contexto ecológico.
Um sistema ecológico pode conter um único organismo, uma população ou até mesmo a biosfera inteira da Terra. Cada sistema ecológico menor é um subconjunto de um próximo maior, formando uma hierarquia de tamanho.
Todos os sistemas ecológicos dependem da transformação de energia. Para a maioria dos sistemas, a fonte de energia em última instância é a luz do Sol. Na Terra, as plantas usam a luz solar para sintetizar moléculas orgânicas a partir do dióxido de carbono e da água.

Repare a ilustração abaixo:
Sistemas Ecológicos
Imagem retirada do livro "The Economic of Nature", Robert E. Rocklefs























Na imagem acima podemos ver que a hierarquia dos sistemas ecológicos vai de um pequeno indivíduo (organismo) até o mais complexo sistema - a biosfera. Vamos falar de cada um deles, começando pelo mais simples:

Organismo

Sistemas Ecológicos

Organismo é um ser vivo, a unidade mais fundamental da Ecologia, o sistema ecológico elementar. Cada organismo é limitado por uma membrana (ou outra cobertura) através da qual ele troca energia e matéria com os seus arredores. A medida em que um ser vivo interage com o meio à sua volta, ele é um sistema ecológico. As interações podem ser a simples transformação de energia ou até mesmo as colossais modificações feitas pelos seres humanos no ambiente terrestre.
Ao longo de sua vida, um organismo transforma energia e processa materiais, eliminando o produto indesejado. Ao fazer isso, os organismos modificam as condições do ambiente e os recursos disponíveis para outros organismos, e contribuem para os fluxos de energia e para o ciclo de elementos no mundo natural. Um bom exemplo é uma planta fazendo a fotossíntese, um processo primário de transformação de energia.

População

Sistemas Ecológicos

Uma população consiste em muitos organismos do mesmo tipo vivendo juntos. As populações diferem dos organismos no sentido de que elas são potencialmente imortais, seus tamanhos sendo mantido através do tempo pelo nascimento de novos indivíduos que substituem aqueles que morrem. As populações têm também propriedades, como fronteiras geográficas, densidade (número de indivíduos por unidade de área) e variações no tamanho ou na composição (por exemplo, respostas evolutivas às mudanças ambientais e ciclos periódicos no tamanho) que não existem para organismos individuais.
Imagine um único castor. Sozinho ele poderá eventualmente transportar frutos e sementes, colaborar para o crescimento de novas plantas da região e modificar de certa forma seu ambiente natural. No entanto, uma população de castores troca muito mais energia com o meio, podendo construir suas represas e interferir de maneira muito maior em um ecossistema.

Comunidade

Sistemas Ecológicos
Imagem retirada de www.mundovestibular.com.br
Muitas populações de diferentes tipos que vivem no mesmo lugar formam uma comunidade ecológica. Comunidade é uma associação de populações interagindo, normalmente definida pela natureza de sua interação ou pelo lugar no qual elas vivem.
A comunidade é formada pelas interações entre populações de diferentes espécies presentes em um ecossistema. Como exemplo podemos lembrar dos castores, do exemplo anterior, convivendo com outras espécies em um mesmo meio (peixes, insetos e predadores).

Ecossistema

Sistemas EcológicosEcossistema é o conjunto composto por organismos, populações e comunidades, juntamente com fatores abióticos (ambientes físicos e químicos como luz, vento, temperatura e outros), que atuam simultaneamente sobre determinada região. Na imagem acima podemos ver mais uma vez os conjuntos de sistemas que formam um ecossistema e é interessante percebermos os detalhes da micro-biologia, observando o caminho feito do átomo ao organismo. O que difere, a grosso modo, um ecossistema de uma comunidade, é que o ecossistema também engloba os fatores abióticos.

Biosfera

Sistemas Ecológicos
Imagem de www.cientic.com
A biosfera compreende todos os ambiente e organismos da Terra. A biosfera é a união de todos os organismos, populações, comunidades e ecossistemas do planeta Terra.
Visto desta maneira fica fácil compreender os sistemas ecológicos, não é?
____________________________________________________________________
Fonte: "The Economic of Nature", Robert E. Rocklefs.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo. Resumido, simples e muito fácil de entender.

Rodrigo Braviz disse...

isto é o melhor artigo que vi alguma vez
salas de dados virtuais

Fernando Nhaca disse...

DIGO O MESMO Resumido, simples e muito fácil de entender. E VOU USA-LO N MEU TRABALHO.
ABRC

Fábia Neogreth Cardoso Pina Swart disse...

Maravilha! Muito bom. Ajudou-me a entender perfeitamente.
Obrigada
Abrc.

cynthia-hta123@hotmail.com disse...

qual a base do funcionamento do sistema ecologico?

Postar um comentário