O Biólogo > Sistema Cardiovascular - Angiologia

Questionário: Sistema Cardiovascular / Angiologia

01 - Conceituar, morfológica e funcionalmente, os tipos de vasos sanguíneos, indicando suas características diferenciais.
Artérias tem função de levar do coração sangue rico em oxigênio aos tecidos, as veias tem a finalidade de retornar o sangue rico em CO2 e metabólicos para o coração para ser oxigenado, e, os capilares, são os responsáveis pelas trocas realizadas entre o sangue e os tecidos.
sistema cardiovascular Angiologia

02 - Classificar as artérias segundo o seu calibre.
Grande (media de 7mm interno), média (2,5 a 7mm de diâmetro interno), pequenas (0,5 a 2.5mm de diâmetro interno) e arteríolas com menos de 0,5mm de diâmetro.
sistema cardiovascular Angiologia

03 - Classificar as artérias segundo sua estrutura e função.
São tubos cilindróides elásticos nos quais o sangue circula centrifugamente em relação ao coração. Podem ser eláticas (grandes), musculares (médias) e arteríolas (pequenas). Mostradas em corte histológico na ordem abaixo:
a)sistema cardiovascular Angiologia
b)sistema cardiovascular Angiologiac) sistema cardiovascular Angiologia


04 - Citar os fatos relacionados com a elasticidade das artérias.
Sua elasticidade tem a finalidade de manter o fluxo sangüíneo constante, sendo que, a dilatação em razão da onda sanguínea bombeada na sístole ventricular, forma energia potencial que mantém até certo grau a tensão durante a diástole ventricular.
sistema cardiovascular Angiologia

05 - Definir ramos terminais, colaterais e recorrentes.
Ramos terminais quando a artéria dá ramos e o tronco principal deixa de existir. Ramos colaterais quando ela emite um ramo e continua a existir. Ramo recorrente quando uma colateral segue em rumo obtuso em relação ao da artéria.
sistema cardiovascular Angiologia

06 - Citar os fatores que determinam o número de artérias que devem irrigar um órgão.
Sua importância funcional e atividade. Órgãos que necessitam de maior oxigenação são mais irrigados, como podemos ver nas imagens abaixo. O cérebro possui muito mais canais de irrigação.
sistema cardiovascular Angiologia
 sistema cardiovascular Angiologia
07 - Classificar as artérias segundo sua situação e citar as características de cada tipo.
As artérias são superficiais e profundas. As artérias superficiais normalmente são oriundas de artérias musculares, tem pequeno diâmetro, distribuição irregular e se destinam à pele. As artérias profundas normalmente mais calibrosas; possuem veias satélites e tem finalidade de irrigar praticamente todos os tecidos, possui "filia" pelos ossos e "fobia" pela pele, pois assim ficam mais protegidas. No exemplo podemos ver a artéria superficial gástrica e a artéria profunda femural.
sistema cardiovascular Angiologia

08 - Citar os critérios mais utilizados para designar as artérias.
Pela situação (a. braquial), pela direção (a. circunflexa), órgão irrigado (a. renal) e pela peça (a. femoral).

09 - Citar as características morfológicas e funcionais das veias superficiais.
São subcutâneas, com frequência visíveis por transparência na pele e sendo mais calibrosas nos membros e pescoço. Sua finalidade e drenar o sangue circulante na superfície, servindo também como via de descarga da circulação profunda e permitindo o esvaziamento rápido das veias dos músculos durante a contração dos mesmos, diminuindo assim, o retorno pela circulação profunda.
sistema cardiovascular Angiologia

10 - Definir veias solitárias, satélites, comunicantes, viscerais e parietais.
Estas são como pequenos afluentes responsáveis pelas drenagens e condução do sangue pra as mais calibrosas.

11 - Conceituar, dos pontos de vista morfológico e funcional, a válvula venosa e descrever o seu funcionamento.
As válvulas venosas são pregas membranosas da camada interna das veias em forma de bolsa e são utilizadas para evitar que o sangue sobre pressão da gravidade volte para as vênulas.
sistema cardiovascular Angiologia

12 - Citar as razões pelas qual o leito venoso é praticamente o dobro do leito arterial.
Devido à existência de um sistema de veias superficiais às quais não correspondem artérias e pela velocidade e pressão existente nas artérias e inexistentes nas veias.    

“A vida de um homem não consiste na abundância das coisas que possui".


0 comentários:

Postar um comentário